Oportunidade!

 

No final do ano passado, fizemos um convite. Desafiamos todos os que têm chamado para servir ao Senhor para ajudar no trabalho com os surdos da Batista do Povo. Então gostaríamos de apresentar algumas das razões para tal desafio. 

No Brasil, segundo dados do censo do IBGE de 2010, existem quase 10 milhões de deficientes auditivos, cerca de 5% da população brasileira, dos quais mais de 2 milhões tem grande dificuldade ou não conseguem ouvir de modo algum.

Observe que são dados de 2010 e pesquisas apontam que houve um aumento significativo de casos de deficiência auditiva desde então. Se consultarmos os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) essas informações ficam ainda mais alarmantes. Segundo a OMS, são cerca de 28 milhões os brasileiros com algum nível de dificuldade auditiva. Alguns estudos recentes indicam que os surdos que se declaram evangélicos representam apenas cerca de 1% da população surda do país e muitos destes não tem acesso integral ao evangelho, pois a quantidade de intérpretes cristãos não é suficiente.

Particularmente se contarmos apenas aqueles que estão dispostos a realmente cuidar e discipular os surdos cristãos, esse número cai vertiginosamente.

Não há hoje, no Brasil, nenhum site cristão em funcionamento que seja totalmente traduzido para a língua de sinais, o que já podemos ver em outros ramos e até em algumas religiões. A área de evangelismo e missões das igrejas costuma dar pouca ou nenhuma atenção à evangelização de surdos.

Deficientes auditivos que precisam de um conselho pastoral ou alguma explicação sobre a bíblia ficam à mercê de uma escassa rede de intérpretes ou da tentativa de compreensão da escrita do português, que não é sua primeira língua, tentando, muitas vezes de maneira frustrante, entender e absorver alguma coisa. Por outro lado, o ouvinte que busca aprender LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais – encontra um mercado de trabalho de braços abertos devido à necessidade desse profissional em escolas, faculdades e outros estabelecimentos e à falta de candidatos realmente qualificados para os cargos.

Aí está a oportunidade para você que nos lê e quer fazer parte dessa obra de Cristo ou até mesmo que procura uma habilidade que sirva para introduzir ou alavancar sua carreira no mercado de trabalho.

Mande e-mail para: conexaosurda@batistadopovo.org.br e peça mais informações sobre o curso básico de LIBRAS que terá início no segundo fim de semana de março, na IBP Vila Mariana, na rua Domingos de Moraes, 1100.

A mensalidade é de apenas R$40,00.

 

Participe. Graça e Paz!

 

Flavio Rogerio Fernandes Junior – Conexão Surda

 

Topo