IBP OXFORD

Pr. André - MAR-ABR-MAI/2017

 

 Queridos irmãos e colegas, desde o final de Abril estou tentando parar para mandar notícias, mas estou em uma maratona por aqui... Vamos sair de Oxford dia 21 de Junho deste ano para passar um tempo ai com vocês em São Paulo, e com nossa família em BH. Tenho um trabalho de 5.000 palavras para fazer, vídeo, escalas, pregação... Tenso.

Retirando a pressão e a correria, graças a Deus as coisas estão indo muito bem. Darci e eu estamos nos sentindo cansados... precisamos  sair e descansar. Duda está muito bem e feliz por poder voltar ao Brasil e rever os avós, primos e tios.

 Como já sabem, nosso plano aqui em Inglaterra é plantar 5 Igrejas Batistas do Povo, em Inglês até 2027. Nossa estratégia serão as células e o discipulado individual. Sabemos que não será fácil, mas estamos orando, ouvindo a Deus e empenhados em cumprir a missão que Ele nos deu.

                                                                        PARCERIAS

Todos sabemos que ninguém consegue fazer nada sozinho, recentemente falei com Pr. Boyd Williams e com a Baptist Union, sobre me tornar um pastor inglês e tornar nossa igreja associada a Baptis Union. Recebi a visita do coordenador de Oxford e o processo esta em andamento. Também tenho me relacionado com Pastores locais e aumentado meu network. Recentemente  conversei com o Reverendo Geoff Bayliss responsável por duas igrejas Anglicanas no local. Visitamos uma das igrejas e estamos conversando sobre usarmos o espaço para fazermos nossos acústicos e com a Graça a de Deus, em breve iniciar nossa Primeira Batista do Povo em inglês.  

NOVOS LÍDERES

Recentemente recebemos Luiz, Mércia, Sarah e Lucas, uma família missionária da Sepal equipe Londrina. Eles foram pastores no interior de São Paulo, retiram o passaporte Italiano e vieram para viver e trabalhar na cidade. Lucas e Débora são jovens membros de Lagoinha que também tem passaporte italiano. Eles foram líderes de célula, Ele estudou 1 ano e meio no C.T.M.D.T e ela fazia parte do ministério de intercessão. Eu só os conhecia por telefone, mas em Dezembro passei um tempo com eles em Belo Horizonte. Todos eles já conseguiram trabalho e estão aos poucos conhecendo e se integrando na igreja.

 

CÉLULA EM INGLÊS

Nossas células em Português estão crescendo, e nossa célula em inglês já começou a receber visitantes. Temos encorajado todos a convidarem amigos, vizinhos e colegas de trabalho que falam inglês a virem participar da célula conosco.

 

MELHORANDO NOSSO INGLÊS

Para alcançar nosso alvo continuamos investindo em nosso English Conversation Club. Cada semana que passa estamos vendo que mais pessoas estão vindo e entendendo que para viver e fazer missões aqui, precisamos melhorar nosso conhecimento da língua.

 

                                                  TREINAMENTO DE LÍDERES DE CÉLULAS T.L.C

Olhando para o futuro, desafiamos os antigos e novos líderes de células para revermos alguns conceitos e pensarmos juntos sobre como podemos melhorar cada grupo. Também estamos conversando sobre o contexto Inglês e imigrante, a importância, implicações e os desafios de plantar novas  igrejas em Oxford e Inglaterra.

 

                                        ESTUDANDO A BÍBLIA E CRESCENDO JUNTOS

 No ano passado, por uma questão de tempo e espaço nosso C.F.L estava restrito somente à liderança, mas em Abril com o objetivo de preparar novos líderes abrimos para toda igreja. Começamos Falando sobre a bíblia e sua importância e em Maio, iniciamos uma reflexão mais profunda sobre a igreja sua razão de existir e sua missão.        

         

                                                                        ACÚSTICO EM INGLÊS

No mês passado nossos jovens se reuniram novamente e fizeram mais um acústico. Foi um tempo muito precioso com muita música e ministração em Inglês. Eles estão muito animados e já temos planos de fazer um a cada mês e usar este evento como um protótipo da Primeira Igreja Batista do Povo em Inglês.

 

ALMOÇO DE PÁSCOA

Todos os anos celebramos a páscoa com um delicioso almoço, o objetivo é evangelismo e comunhão. Aproveitamos para convidar amigos, vizinhos e colegas de trabalho. Esse ano, alugamos um espaço próximo à igreja, com parque para as crianças e com a ajuda da Darci e algumas mulheres, cada família trouxe um prato e recebemos mais de cem pessoas para almoçar e celebrar conosco.                     

                              

CAFÉ COM HOMENS

No último Domingo de Abril tivemos um tempo de muita graça com os homens. Separamos um momento para falar sobre aquilo que Deus espera de nós como maridos e pais. Falamos também sobre discipulado, nossa responsabilidade como sacerdotes da casa e como podemos melhorar nosso casamento.

                                                              

CHÁ DAS MULHERES

    No dia 15 de Maio, Darci reuniu todas as mulheres da igreja para um chá evangelístico e de edificação. Elas decoraram todo o espaço, foi um tempo muito precioso de unidade. O tema do evento foi: “A casa na Rocha e a importância de termos nosso alicerce firme em Jesus”. Darci partilhou aquilo que Deus tem ensinado a ela  e muitas mulheres partilharam sobre como foram ricamente abençoadas e impactadas no chá.     

 

                                                                                        BATISMOS

No último Sábado 20/05, tivemos um culto muito abençoado. Batizamos 3 moças, uma Paraguaia e 2 brasileiras, que já estamos discipulando. A mais jovem chegou à igreja a 6 meses, mas sua família já era cristã e estavam na igreja inglesa. Elas e todos nós  estamos muito felizes.   

 

CONFERÊNCIA DA FAMÍLIA

Depois do café com os homens e o chá das mulheres, nosso próximo passo foi uma conferência para as famílias, 24,26,27 e 28 de Maio. No dia 24, Darci e eu falamos sobre a importância de conhecermos mais  a Deus, a si mesmo e o outro para conseguirmos melhorar nossa relação com Deus e com o próximo. Dia 26, o Ministério infantil falou sobre : “A importância de pastorearmos o coração, educando e encorajando nossos filhos. Falamos também sobre o apoio do ministério na educação dos filhos, e como esta responsabilidade é essencialmente dos pais.

 

ENCERRAMENTO DA CONFERÊNCIA DA FAMÍLIA

Dia 27/06, um amigo, Pr. Everton da missão AME com bases no sertão do Nordeste, Norte da África e Oriente Médio esteve conosco e falou sobre a importância da família em Missão. No Domingo 28, encerramos a conferência com um delicioso churrasco, brincadeiras e muita comunhão.

                                                    

PASSEIO COM TODA IGREJA

No próximo mês, antes de sairmos para São Paulo vamos ter um passeio com toda a igreja. Durante 4 dias teremos um tempo de descanso e muita comunhão. Fizemos em 2015 e vamos repetir, pois diante do contexto que vivemos na Inglaterra, os imigrantes vivem inseridos numa rotina muito desgastante com trabalho e afazeres, deixando o tempo de qualidade com a família e o lazer se perderem. Este tempo é fundamental para o desenvolvimento de nosso povo e o cuidado emocional, físico e espiritual de nossas famílias.

 

MOTIVOS DE GRATIDÃO E PEDIDOS DE ORAÇÃO

Nós estamos tentando olhar para o futuro, plantar novas igrejas e seguir a visão que Deus tem colocado em nosso coração. Estamos investindo nas células, no discipulado um a um, na capacitação teológica e nas famílias. Estamos alegres e convictos que Deus está e continuará nos guiando e nos mostrando sempre qual o próximo passo. Sabemos que apesar de nós, Ele  quer e pode fazer a diferença. Afinal, essa obra é Dele.

Por favor, agradeçam a Deus conosco:

  1. Pelas pessoas que estão participando no English Conversation Club e estão melhorando seu Inglês.
  2. Pelos Ingleses,  Sharon, Mark, Martin  que estão nos ajudando a compreender a língua e a cultura.
  3. Pelas parcerias, Baptist Union, Reverendo Geoff Bayliss e pastores ingleses locais.
  4. Por cada pessoa que abraçou a visão de plantar uma IBP de fala inglesa.

Por favor, Orem conosco:

  1. Por  sabedoria e discernimento em cada passo que precisamos dar na plantação da igreja de fala inglesa.
  2. Por um entendimento que todos somos missionários, e estamos em Oxford para cumprir uma missão. Amar e servir ao Senhor.
  3. Por um espaço num templo maior e melhor.
  4. Por nosso tempo ai com vocês em São Paulo e com nossa família em BH.

Somos gratos pelo carinho e confiança que tem depositado sobre minha família.

Se precisarem de qualquer esclarecimento, ou tiverem sugestões e comentários fiquem à vontade para me escrever.

Forte abraço!

André

Topo