Radical Teen

Rede Radical Teen

* Para mais informações sobre as células, envie um mail para celulas@batistadopovo.org.br ou ligue na secretaria 11 5579.3516

 

 

 

LOCAL/BAIRRO 
PARAÍSO
VILA MARIANA (próx IBP)
VILA MARIANA (próx IBP)
VILA MARIANA (próx IBP)
VILA MARIANA (próx IBP)
VILA MARIANA (próx Lins)
CAMBUCI
PLANALTO PAULISTA
VILA MARIANA (próx IBP)
VILA MARIANA (próx IBP)
VILA MARIANA (próx IBP)
DIA 
Sábado
Sábado
Sábado
Sábado
Sábado
Sábado
Sábado
Sábado
Sábado
Sábado
Sábado
 HORÁRIO 
17:00
17:00
17:00
17:00
17:00
17:00
17:00
17:00
17:00
17:00
17:00
PERFIL       
Rapazes 15 a 17 anos
Rapazes 12 a 14 anos
Rapazes 12 a 15 anos
Rapazes 13 a 16 anos
Rapazes de 14 a 16 anos
Rapazes 15 a 17 anos
Moças 15 a 16 anos
Moças 11  a 15 anos
Moças  14 a 16 anos
Moças  11 a 14 anos
Moças  13 a 16 anos

Série: “ops… calma crush “ 3

Lição de célula RadicalTeen (31/03/2018)
 
 
Introdução 
 
Assim como criança prematura, o namoro antes da hora deixa marcas que ficam para a vida toda. Não existe uma idade certa para namorar, mas quando a pessoa estiver preparada e com o consentimento dos pais.
 
Textos base:  
 
Quem trabalha a sua terra terá fartura de alimento, mas quem vai atrás de fantasias não tem juízo.

Provérbios 12:11
Não é bom ter zelo sem conhecimento, nem ser precipitado e perder o caminho.

Provérbios 19:2
A herança que se obtém com ganância no princípio, no final não será abençoada.

Provérbios 20:21
 
Há ditados populares como : "Se vem fácil, vai fácil “ e “A pressa é inimiga da perfeição “, que também tem muita verdade. 
 
Léo e Aline cresceram em lares cristãos e frequentaram a igreja desde pequenos. Nasceram em Belo Horizonte, frequentavam a Igreja Batista da Lagoinha, famosa pelo ministério Diante do Trono. 
Eles começaram a olhar um para o outro durante um acampamento, quando Léo tinha 15 e Aline 13 anos. Ele a pediu em namoro, mas não falaram para os seus pais. Quando estava com 16 anos, Léo foi conversar com o pai da Aline (o pastor Jonas) e falaram sobre o namoro deles. O pai dela não queria que eles namorassem e disse que Aline não estava pronta, que deveriam esperar. 
Ele a esperou por 3 anos.
Aline queria muito namorar, e pediu como presente de natal ao pai a sua autorização, porém ele não podia dar esse presente. Ela espalhou bilhetes pela casa toda escrito: “me dá o Léo de Natal”.
Após um tempo, o pai da Aline chamou Léo para uma conversa em sua casa, quando aceitou o namoro deles, mas impôs algumas regras, como por exemplo: Não sairem sozinhos, não viajarem juntos (nem com a família).
Eles namoraram por 6 anos, e aos 24 anos de idade, Léo conversou com o pai da moça sobre casamento e marcaram a data do noivado e do casamento.
 
O namoro deve ter como objetivo que o casal se conheça para casar. 
 
Perguntas: Qual é a idade certa para namorar?
 
Pregação em 17/03/18 - por Léo e Aline
Adaptada por Thamires (15 anos), Luiza Vaz (15 anos) e Ana Caroline Correa (16 anos)
 
 
 

Série: “ops… calma crush “

Lição de célula RadicalTeen (10/03/2018)
 
 
Introdução 
 
O RadicalTeen orienta os adolescentes a buscarem a Deus e construírem suas personalidades, para depois encontrarem um relacionamento de maneira mais segura. Conhecendo a Deus e se conhecendo primeiro,  estarão melhor preparados para encontrar uma pessoa com quem vão dividir suas vidas. Esse é o principio que orienta o RadicalTeen a NÃO apoiar o namoro adolescente. 
Esse tema vai ser tratado o mês todo.
 
 
Texto base:  1 Coríntios 6: 12
 
"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. "
Você é livre para fazer as suas escolhas, mas vai assumir as consequências dessas escolhas!
 
Provérbios 19:2
"Não é bom ter zelo sem conhecimento, nem ser precipitado e perder o caminho."

Quando falamos em iniciar um relacionamento, temos que tomar cuidado para não nos perdermos no caminho. Temos que ter zelo.

Adolescência é o tempo da intensidade, quando "vai para cima" e faz tudo mesmo não sabendo como vai ser feito. Essa intensidade se torna um problema quando entra a paixão, porque o adolescente vai se entregar totalmente, e não vai pensar em mais nada além daquilo. A paixão pode tirar nosso foco, nos cegar. Este é um momento de muita mudança, o cérebro está amadurecendo. 
O cérebro tem um mapa sensorial e quando começa a crescer, demora um tempo pra mapear tudo de novo. É  por isso que adolescente é desastrado, está passando por muitas mudanças. Ou seja, esse não é o momento certo para iniciar um relacionamento, mas é um tempo para descobrirmos quem somos verdadeiramente.

Eclesiastes 12:1
" Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e antes que se aproximem os anos em que você dirá: "Não tenho satisfação neles”
 
Esse é o tempo certo para se aproximar de Deus, ter intimidade com Ele, é o tempo de perguntar tudo aquilo que sempre quis, mas nunca teve coragem.

Quando  o amor é despertado precocemente, passa a conduzir a vida e a pessoa pode se perder. Vamos aproveitar esse momento para fortalecemos a nossa fé e conseguirmos esperar em Deus. Um relacionamento deixa muitas marcas, porque a pessoa se expõe e fica completamente transparente. 
 

Provérbios 4:23
"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida."

Guarde seu coração porque dele procede a vida, e o que está mais relacionado ao coração do que o amor?
Não tem como ter vontade do que você nunca experimentou, então se guarde e não fique ansioso para você não despertar essa vontade desesperada de namorar de novo, de novo e de novo.

Temos que aguardar com fé em Deus, porque Ele está guardando o melhor pra você, afinal a vontade dEle é boa perfeita e agradável.

A história de Isaque é muito boa para ser referência a namoro: Abraão escolheu o servo mais velho e experiente para encontrar a esposa de seu filho. Abraão queria alguém que combinasse com Isaque, uma pessoa com a mesma fé, com a mesma conduta. Não podia ser qualquer uma.. nós também temos que saber escolher segundo a vontade de Deus. Se é para ter um relacionamento que vai desviar do que Deus tem para você, é furada, sai dessa. Você vai trocar tudo isso que tem com Deus por um relacionamento??
Se for jugo desigual é roubada, e se for para te tirar do caminho é roubada, não caia em roubadas.
Não dá para entrar em um relacionamento sem buscar a Deus antes: ore e busque a vontade dEle, pois Ele tem um propósito na sua vida.
Se a sua família não está a favor, se a sua família não sabe, também é furada, não tem como começar um relacionamento sem o apoio de sua família.
A família de sansão não aprovou o relacionamento dele com Dalila, mas mesmo assim ele teimou e manteve a mal escolha. Ele foi o homem mais forte da bíblia, e caiu por causa de um relacionamento.

2 Timóteo 2:15
"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”
 
Não deixe nenhum relacionamento te envergonhar na presença de Deus.
Temos que ser um vaso para honra e não para desonra, Deus quer nos usar, Ele quer nos transformar.
Não se apresse, não se antecipe, espere o tempo de Deus, coloque a família no negócio, busque a Deus, ore em relação a isso.
Para tudo existe um temo, uma maneira e um propósito de Deus.
 
Perguntas: 
Por que eu não devo namorar na adolescência?
 
 
 
Pregação em 03/03/18 - por Filipe Andrade
Adaptada por Sarah Caldas (15 anos)

Série: “ops… calma crush “ 2

Lição de célula RadicalTeen (17/03/2018)

 

Introdução 

 

Se os teus pais te disserem para não namorar, obedeça.  São teus pais que podem dizer se você está pronto para namorar ou não, eles sabem o que vai te machucar, porque te conhecem e desejam o melhor para você.

 

Texto base:  Gênesis 24:1-4

 

"E era Abraão já velho e adiantado em idade, e o SENHOR havia abençoado a Abraão em tudo.
E disse Abraão ao seu servo, o mais velho da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe agora a tua mão debaixo da minha coxa,
Para que eu te faça jurar pelo Senhor Deus dos céus e Deus da terra, que não tomarás para meu filho mulher das filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito.
Mas que irás à minha terra e à minha parentela, e dali tomarás mulher para meu filho Isaque."

 

Abraão pediu ao seu servo que procurasse uma esposa para Isaque na terra dele, pois queria o melhor para seu filho.

 

Provérbios 4:10


"Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se multiplicarão os anos da tua vida.”


 

Quando a mãe diz para levar o guarda chuva, obedeça, porque ela é mais sábia. Escute seu pai e sua mãe, e você será muito mais feliz.

Escolhas erradas agora, refletirão no seu casamento no futuro.


 

A sociedade diz que tudo é permitido, mas não somos “todo mundo”, somos separados por Cristo. 

Na realidade, é bonito casar virgem. 

As meninas não precisam usar roupas curtas e provocantes para chamar atenção, pois agindo dessa maneira, vão atrair os caras errados. 

Não se define se você é homem por causa das meninas que “pega”, mas por Deus. Não ligue para o que o mundo fala, não ligue se você não é um “pegador”. Salomão tinha mil mulheres, e bastou apenas uma para que pecasse e caísse.  

 

Hoje, os homens olham para as mulheres como se fossem pedaços de carne, mas Jesus olha com amor.  Jesus não olhou para a mulher adúltera como uma prostituta, mas com amor. (João 8:1-11)

 

Se você gosta de alguém, peça sinais a Deus. Esses sinais não precisam ser extraordinários... faça uma lista de características da esposa/marido que deseja, e peça a Deus. Não coloque na lista algo fora da realidade, mas as suas preferências. 

 

Algumas observações importantes:

-Analise a pessoa  que você está interessado(a) em várias situações diferentes, para ver como age;

-tudo que a pessoa é, se potencializa no casamento, por exemplo: o cara que é agressivo, vai ficar ainda mais agressivo, não espere que mude;

-todas as pessoas tem defeitos;

-escute os mais experientes, pois a paixão cega;

-não namore com alguém do mundo, será jugo desigual (2 Coríntios 6:14) "Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?"

-Há pessoas que vão à igreja, mas não tem um relacionamento intimo com Jesus, observe se é cristão sincero;

-Não namore com alguém da igreja somente pela beleza;

-Ninguém diga que casou enganado, porque é possível observar a pessoa e suas atitudes.

 

O teu casamento no futuro depende de suas escolhas hoje, tome cuidado!


 

Perguntas: 

Por que os jovens gostam de conhecer pessoas de outra igreja? Porque são diferentes e eles não conhecem seus defeitos?

 

Pregação em 10/03/18 - por Pr. Giba

Adaptada por Vitor Athayde (20 anos) e Lucas Sonzzini (20 anos)

 

Série: "Leia com Atenção"

Lição de célula RadicalTeen (03/03/2018)

 

Introdução 

Nós temos um problema que é acreditarmos em tudo o que lemos, acreditarmos nas “brisas”. Acreditamos em tudo o que vemos e não acreditamos na Bíblia, porque não a lemos. Podemos achar a Bíblia chata, mas é porque nós não fazemos as perguntas certas. Nós não lemos com atenção… 

Texto base:  João 20:30-31

Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro.
Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.
 

João deixa muito claro o propósito do evangelho: mostrar os sinais e milagres e Jesus para fortalecimento da fé.

A Bíblia tem um propósito, e o propósito do evangelho de João é para que nós creiamos. Fazemos perguntas que a Bíblia não vai nos responder, porque ela simplesmente não quer. 
O objetivo da Bíblia é mostrar que fomos feitos em imagem e semelhança de Deus, é mostrar que somos pecadores, falar do amor de Deus, mostrar os milagres para fortalecer a nossa fé, mostrar que Deus existe e que Jesus Cristo é Deus.
A Bíblia é clara, mas nós fazemos perguntas que a Bíblia não quer responder. Procuramos respostas que a Bíblia não vai dar, porque ela está interessada em mostrar a glória de Deus.
Fazemos perguntas bobas para a Bíblia, como por exemplo: "o mundo nasceu de uma explosão?" "666 é o chip?” A ciência é recente, e se perguntarmos, a Bíblia não vai responder.
Temos que saber que Deus é Deus!
 
Se você já teve experiência com Deus, se já foi curado, batizado no Espírito Santo, foi porque Deus quis te dar um voto de fé. Não cabe a nós questionar.

Crer é uma ponte, a proposta de fé em nossas vidas é ter a salvação, a fé nos faz acreditar.

Os sinais são para crermos, não para se exibir, mas para acreditarmos.
 
Não acreditamos na Bíblia porque não a lemos. Estudos mostram que não levamos mais do que 4 minutos para ler um capitulo da Bíblia, e nossa desculpa é falta de tempo!!
 
A fé vem com o relacionamento, se queremos ter fé, se queremos acreditar, temos que criar um relacionamento com Deus. Como teremos esse relacionamento sem ler a Bíblia? 
Há tanto jovem no mundo se matando, se drogando, se prostituindo, porque não tem vida, não vê sentido em nada, não tem Jesus.
 
Se você ainda não teve uma experiencia com Deus, peça.
Se você não acreditar, faça um desafio.
Os sinais vem para acreditarmos e para termos vida.
 
Sem fé é impossível agradar a Deus. Fé é saber que Deus existe.
 
A fé cristã que gera vida, só é possível através das palavras da Bíblia.

Pergunta: 

No que você tem acreditado? 

Pregação em 24/02/18 - por Pr. Giba

Adaptada por Sarah Caldas (15 anos)

 

Mais artigos...

Topo