Projeto aM'ai

Você sabe o que é o Teste do olhinho?

 

O que é o Teste do Olhinho?

Teste do Olhinho, também chamado de Teste do Reflexo Vermelho, é um exame simples, indolor e gratuito, que deve ser realizado ainda na maternidade em todos os bebês para diagnosticar precocemente doenças oculares graves (entre elas a catarata e o glaucoma congênitos, tumores e infecções) que, se não forem tratadas a tempo, podem levar à cegueira.

Lei do Teste do Olhinho

Muitos casos de cegueira poderiam ser evitados com diagnóstico precoce, e, sabendo disso, a Amusp (Associação Mulher Unimed do Estado de São Paulo) vinha lutando pela implantação do Teste do Olhinho, o exame que identifica precocemente doenças oculares, desde 2003.

Em 2006, A Amusp, com o apoio das Federações das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp), apresentou o Projeto de Lei do Teste do Olhinho ao então deputado estadual Arnaldo Jardim (PPS). O projeto foi aprovado na Assembleia Legislativa e em março de 2007, o governador José Serra sancionou a Lei 12.551, estabelecendo a obrigatoriedade do exame em todos os hospitais e maternidades de São Paulo.

Campanha “Mamãe, Fique de Olho!”

A luta da Amusp envolve também a conscientização e sensibilização das pessoas quanto ao combate à cegueira, por meio da campanha “Mamãe, Fique de Olho!”, lançada oficialmente em 2008 e que já obteve importantes conquistas.

Todos os anos, as AMUs (Associações Mulher Unimed) com o apoio da Amusp, divulgam a importância da realização do Teste do Olhinho para a saúde da população. A mobilização tem o intuito de fazer com que cada vez mais o Teste do Olhinho fique conhecido e enfatizar a ideia de que a deficiência visual em alguns casos pode sim ser evitada.

Teste de Acuidade Visual

A Amusp, em parceria com a Central Nacional Unimed, a Unimed do Brasil e outras instituições realiza e estimula ações pontuais em unidades da rede pública de ensino para promover os Testes de Acuidade Visual em crianças em fase pré-escolar. O exame é uma forma eficaz de detectar erros de refração e possíveis doenças oculares com antecedência, o que diminui consideravelmente o risco da perda definitiva da visão nos casos mais graves.

Os Testes de Acuidade Visual são fundamentais em crianças da pré-escola porque promovem melhoria na qualidade de vida, uma vez que erros de refração, mesmo em graus menos elevados, podem interferir no desenvolvimento pleno nessa faixa etária e também no rendimento escolar.

Fonte: www.testedoolhinho.org.br



Wanda Grecco

Coordenadora Projeto aM’ai

Topo