Fotos IBP

Construindo torres


“Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?” (Lucas, 14:28). Você pode ter clareza sobre quais torres pretende construir, mas você tem planejado estas obras? Em outras palavras, você tem o hábito de avaliar a melhor forma de alcançar suas metas?

Uma empresa sem planejamento pode passar por dificuldades financeiras. Da mesma forma, uma família sem planejamento pode ter problemas financeiros.

Um empresário precisa definir metas para sua empresa e, ao mesmo tempo avaliar se elas são adequadas. Metas sem ações coerentes não serão alcançadas. Por exemplo, para expandir a empresa, contratando mais funcionários, e' preciso avaliar a capacidade de pagar os salários dos novos funcionários.

Se uma família tem como meta a troca do carro, por exemplo, é preciso poupar. Se o carro novo for financiado, é preciso avaliar antes, se as suas prestações cabem dentro do orçamento. Do contrário, esta torre não será concluída.

No texto de Lucas, fica evidente a necessidade de calcular os gastos antes de começar a obra. Se uma torre parece ser cara demais, há duas opções: reduzir o tamanho da torre ou adiar a sua construção, pois, com certeza, uma torre pela metade não terá utilidade.

 

Fábio Gomes
Economista

Topo