Fotos IBP

Atividades físicas e o Diabetes - Parte I

A atividade física não só é recomendada para esta população como para todas as pessoas antes de adquirirem o diabetes, pois tem realmente um grande poder preventivo e em alguns casos até curativo. O exercício físico é o hipoglicemiante ( recurso para abaixar o “açúcar “ no sangue) natural,  acelerando o metabolismo, e quanto mais músculos utilizarmos , mais energia necessitamos ( no caso a glicose), consequentemente a glicemia (quantidade de glicose no sangue) diminui.

 

Podemos relatar centenas de benefícios da atividade física para diabéticos, porém vamos nos ater a alguns benefícios imediatos e a médio prazo. É comum que o diabético tenha outras patologias associadas como hipertensão, problemas osteomusculares, cardiopatias, neuropatias, dentre outras. O exercício físico feito com planejamento e coerência gera uma maior adesão ao programa, bem como diminuição imediata da glicemia, consequentemente diminuição da utilização de medicações como insulina e comprimidos(avalisado pelo médico), diminuição da hipertensão arterial a médio longo prazo, gerando bem estar, aumento da auto estima,

 saúde e qualidade de vida.

  
Todo programa de treinamento, seja ele moderado ou intenso deve obrigatoriamente ser solicitado para o aluno um atestado médico, não para transferir a responsabilidade para o médico e sim para o profissional de educação física ter informações detalhadas e muitas vezes entrar em contato com o médico do aluno a fim de interagir com o tratamento estabelecido pelos profissionais de saúde. Um exame fundamental é o teste ergométrico, que de uma forma fidedigna nos informa as condições cardiorespiratórias , ou seja, freqüência cárdica ideal de treinamento, variações da pressão arterial durante o exercício e possíveis patologias cardíacas.

E por fim, deve se fazer uma anamnese(questionário), onde o aluno relata dados importantíssimos sobre seu dia a dia, como medicações, tipo de trabalho, alimentação, hidratação, dores no corpo, cirurgias e outras doenças, para que o profissional possa ter parâmetros para atingir os objetivos do aluno de uma forma segura e saudável. 

Pois bem, lembre-se de que o diabetes é uma disfunção e as doenças propriamente ditas , são decorrentes de uma descompensação da glicemia.Portanto irmãos, a atividade física é vital para o controle e até mesmo a reversão do quadro de pré diabetes.

    Um grande abraço a todos e fiquem na melhor companhia, JESUS.

 

Luiz Americo Bravo
Diretor Técnico
Fone: (11) 3506 7910
www.qualitevie.com.br

Topo