Fotos IBP

Co-dependência

 

A co-dependência é uma doença onde o indivíduo reage em dependência do outro, necessitando controlar a vida do outro, assumir tarefas e responsabilidades em detrimento da sua própria vida. O co-dependente apresenta comportamentos autodestrutivos, perde os próprios limites e se considera responsável pela outra pessoa, pelos sentimentos dela, pensamentos, ações, escolhas, desejos e necessidades.

A co-dependência ocorre com mais frequência em famílias onde existem problemas de relacionamento (família disfuncional), ocorrendo a inversão ou acúmulo de papéis.

Como exemplo, temos o caso onde a esposa assume o papel do marido. Como consequência, alguns filhos amadurecem precocemente, e outros apresentam problemas com drogas.

Algumas características comuns nos co-dependentes são:

- Sentir ansiedade, pena ou culpa quando a outra pessoa tem um problema.
- Sentir raiva quando sua ajuda não é suficiente.
- Sentir-se atraído por pessoas problemáticas.
- Ficar aborrecido ou com vazio, quando não vivencia um problema ou não tem alguém para ajudar.

O tratamento para co-dependência dá-se através da participação em grupos de ajuda mútua - tipo Al-Anon (www.al-anon.org.br) ou Nar-Anon (www.naranon.org.br). Nesse tipo de grupo ocorre a desmistificação do preconceito da doença e como a pessoa deve lidar com o processo de recuperação. Em paralelo, a pessoa também precisa de um acompanhamento psicológico.

Busque ajuda. Você merece ter uma vida feliz. Deus o abençoe!


Mary Estevam
Psicóloga

Topo