Fotos IBP

Suor, vestuário e exercício


O corpo humano precisa manter uma temperatura média de aproximadamente 35°C. Não somente quando nos exercitamos, mas com maior intensidade durante o exercício físico, nossa temperatura tende a subir devido a uma série de reações químicas ocorridas no organismo.

Pois bem, fazendo um paralelo para melhor entendimento, nosso corpo é como um automóvel, que aquece e precisa de água no radiador para abaixar a temperatura do motor, evitando o super aquecimento.

Através da pele nosso suor transfere o calor interno para o ambiente externo, mantendo nossa temperatura mais equilibrada possível. Portanto, temos que usar de preferência roupas de algodão ou com tecidos tecnologicamente testados que fazem com que o suor aquecido passe o mais rápido possível para fora, fazendo com que o suor se evapore e abaixe a nossa temperatura.

Nunca se exercite com plástico enrolado no corpo, ou com excesso de roupas, achando que assim emagreceremos mais rápido. Pois quanto mais quente estivermos, menor será nosso rendimento na atividade e por consequência estaremos gastando menos calorias. Suar não quer dizer que estamos emagrecendo, se assim fosse, todos os caminhoneiros do norte/nordeste seriam magros... o que não é verdade.

Beba água moderadamente mesmo sem vontade, pois quanto mais hidratados estivermos, todas as nossas células estarão “funcionando” dentro de um ambiente adequado. Não podemos esquecer que nossos pés precisam de atenção, como meias de algodão se possível sem costura, para evitar bolhas e feridas, principalmente no caso de diabéticos. O tênis não deve ser muito alto no calcanhar e deve ter palmilhas ou amortecedores para minimizar os impactos.

Então, pratique exercícios orientados por um profissional registrado no Conselho Regional de Educação Física e tenham ótimos resultados.
 

Luiz Americo Bravo
Personal Trainner
Membro da IBP

Topo