Fotos IBP

Saúde para o templo

 

Existem muitas perguntas básicas sobre esportes e saúde para as quais não sabemos ao certo as respostas. Pelo menos até agora. A partir desta edição do Jornal Boa Palavra, o Prof. Luiz esclarecerá dúvidas antigas sobre saúde e práticas esportivas. N haverá mais desculpas. Precisamos cuidar do templo do Espírito Santo, ou seja, nosso corpo.

Posso me exercitar em qualquer idade?
Todas as pessoas devem se exercitar, porém nem todas podem fazer certos exercícios ou praticar determinados esportes. Isto significa que, antes de qualquer programa de treinamento, o aluno deve procurar seu médico e fazer um teste ergométrico de esforço. Após esse exame e a análise do médico, a pessoa revelará um atestado positivo ou não para iniciar a atividade que deseja. Outro aspecto importante é que o aluno deve ter certeza de que a academia e os profissionais serjam registrados no CREF-Conselho Regional de Educação Física, garantindo ao aluno segurança em relação à capacitação dos professores que irão orientá-lo no seu treinamento.
 
Qual é o melhor esporte que existe?
Na verdade o melhor esporte é aquele de que você gosta e que está apto a executar.
Existe uma constante entre a população que acredita que a natação seja o melhor esporte que existe, pois bem, se uma pessoa não gosta de nadar ou não pode nadar, seja por alergias ou outros problemas, a natação não será uma boa atividade para ela. Neste caso a natação será um esporte que, ao invés de proporcionar prazer, vai gerar estresse e aversão ao exercício. Isto não quer dizer que a natação não seja um bom esporte, somente não é o melhor. Através de uma avaliação física e uma boa anamnese (um questionário detalhado), o professor e o aluno poderão adequar qual será o melhor exercício para os objetivos da pessoa. 
 

Luiz Americo Bravo
Personal Trainner
Membro da IBP


 

Topo