Lições

Como eu vos amei

LIÇÃO DA SEMANA

"COMO EU VOS AMEI"

[Versão Radical Teen Clique Aqui!]

De 07 a 12 de Agosto

 

 "Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros" (João 13.34)

 

Verdade principal

Somos ordenados por Jesus a amar uns aos outros do mesmo modo como fomos amados. Faremos pelo outro o que foi feito por nós.

Introdução

Os discípulos de Jesus conheciam Levítico 19.18: "o te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR". A ordenança diz respeito ao modo como o povo de Israel deveria se relacionar entre os membros de sua comunidade. Lendo a parábola em Lucas 10.25-37, observamos como este povo entendia o significado da palavra "próximo" (aquele que está entre os "filhos do teu povo"), e como Jesus trouxe um novo significado (todo aquele que é misericordioso). Jesus expandiu, ampliou e transbordou o alcance da misericórdia.

 

Compartilhando sua experiência

Como é, para você, conviver com a hostilidade, a intolerância e a resistência (seja ao Evangelho ou ao modo como você pensa e age)?

À luz de Mateus 5.44-48, como você se comporta?

 

Conteúdo (desenvolvimento)

 

*   "Novo mandamento vos dou: ...ameis...assim como eu vos amei"

 

Antigo mandamento: amar como amo a mim mesmo. Agora o novo: amar como Jesus, e Ele, para nos amar, não amou a si mesmo. Como Jesus nos amou?

  • Incondicionalmente: "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores" (Romanos 5.8). Ele não pediu nenhuma condição para nos amar. Não exigiu nada! Quando ainda éramos pecadores, blasfemos, inimigos, fomos amados!
  • Sacrificialmente: "e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave" (Efésios 5.2). Jesus, por amor a nós, não considerou a Sua vida preciosa para Si mesmo. Em Mateus 16.22-25, Pedro, inspirado pelo diabo, pediu que Jesus tivesse compaixão de si mesmo, e que não morresse na cruz. Então Jesus exortou para que o discípulo negasse a si mesmo, pois todo aquele que perde a vida, por Sua causa, acha-la-á. Assim foi com Jesus: ganhou, porque perdeu Sua vida por amor a nós.

 

*   "que também vos ameis"

 

Amaremos como fomos amados. O Evangelho é proclamado por pessoas amadas. Não é somente a transmissão de um conhecimento, e sim de uma experiência com o amor incondicional e sacrificial de Deus. E agora nosso amor pelo outro também será incondicional e sacrificial. Vejamos:

 

  • Romanos 15.7: "Portanto, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus". Acolher como fomos acolhidos. Isto significa receber as pessoas não importando a situação delas (incondicional), e não considerando o que vai exigir de nós (sacrificial).
  • Efésios 4.32: "Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou". Perdoar como fomos perdoados. No decorrer do tempo, ficamos julgadores, acusadores e críticos em relação ao comportamento das pessoas, e, muitas vezes, esquecemos da nossa história, quando fomos recebidos e perdoados por Deus. Em Mateus 6.14,15, Deus nos perdoa quando perdoamos.
  • 1 João 3.16 "Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos". Redimir como fomos redimidos. Ajudar as pessoas, mesmo que, para isso, tenhamos que sacrificar alguma coisa em nossas vidas.

 

*   "uns aos outros"

 

Esta expressão significa que o amor será recíproco, mútuo, dentro da comunidade dos discípulos de Jesus. E assim seremos conhecidos como discípulos de Jesus! O amor da igreja é para ser visto. Os cristãos, entre si, demonstram o amor incondicional e sacrificial, e os de fora conhecerão este amor e crerão que Jesus é o Filho enviado do Pai! Foi assim com a igreja do primeiro século: Atos 2.42-47.

 

Ministrando uns aos outros

Abençoe a célula com este amor (ore por situações específicas)

 

Evangelismo

Romanos 5.6-8 "Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores". Não precisamos mudar nada em nós para irmos até Cristo. Devemos ir como estamos, e Ele mesmo mudará tudo em nós!

 

Por: Pr. Robério Alves

(Adaptado da Pregação do Pr. Robério Alves)

 

 

ESPAÇO DO LÍDER

Semana: 07 a 12 de AGOSTO

AGENDA DE CÉLULA

ATENÇÃO!!!

NOVA DATA E HORÁRIO DE ECAL

TODO 4º DOMINGO DO MÊS ÀS 9H00 NO AUD. PR. ENÉAS TOGNINI

NÃO SERÃO CONSIDERADAS AULAS DO CFL/ CFF NESTAS DATAS

ECAL – 27 DE AGOSTO/17 ÀS 9H00

EXALTACÃO

Louvores  sugeridos:

 

  • Me Desmancho – CD Muralhas – Gateway Worship Postuguês

https://www.youtube.com/watch?v=9w7zv1L3t8I

 

  • Escudo e Proteção- Diante do Trono 15

      https://www.youtube.com/watch?v=WkyKd3Nr3JA 

EDIFICAÇÃO

Leitura Sugerida:

Leitura sugerida:

1 João 

8º CONGRESSO DE MULHERES ESPELHO

16 de Setembro das 09 às 20h00

O Congresso Mulheres no Espelho deste ano será realizado no dia 16 de Setembro estará preparado para receber 1.800  mulheres, e será realizado em outro endereço para melhor acomodação:

Rua da Independência, 458 - Cambuci - São Paulo - SP

INICIAREMOS O CHECK IN 07:00HRS - OS ASSENTOS SERÃO OCUPADOS CONFORME NÚMERO DO INGRESSO. DESCONSIDERAR A FILEIRA CONSIDERAR APENAS O NÚMERO.

PRELETORAS

Devi Titus

Marília Falçarella

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: Até encerramento de vagas e/ou 14 de Setembro de 2017.

http://www.batistadopovo.org.br/PortalIBP/banners/9754-8-congresso-mulheres-no-espelho-a-experiencia-do-lar

PIC NIC DO POVO

12 DE AGOSTO

Das 09 às 17h

Parque do Povo – Av. Henrique Chama, 420 – Pinheiros

Cia. Vambora/ 3Palavrinhas/Teatro Kids

Brincadeiras e muito mais!

PARTICIPE! LEVE SUA CÉLULA!

CURSO DE LIBRAS                                       

Já estão abertas as inscrições para o curso de Libras (Língua Brasileira de sinais) nos módulos de Básico I e II. Venha você também fazer parte dessa turma e ser benção. Para mais informações, mande um e-mail para:

conexaosurda@batistadopovo.org.br

CONGRESSO HOMENS EM ALIANÇA

16 de setembro das 08 às 17h00

Preletor – Larry Titus

Igreja Batista do Povo

http://www.batistadopovo.org.br/PortalIBP/banners/9755-congresso-homens-em-alianca-2017-o-homem-completo

RETIRO DE CASAIS

As vagas para o retiro de casais são limitadas e você pode garantir a sua acessando o site da IBP. Não fique de fora, invista em seu casamento!

https://www.eventbrite.com.br/e/casamento-real-2017-descomplicando-o-casamento-registration-32950634234

ENCONTRO DE CASAIS

Agora, mensalmente, teremos um Encontro de Casais, para casais que buscam a excelência no casamento.

Toda terceira segunda-feira do mês!

CONFERÊNCIA MISSIONÁRIA

Vem aí nossa próxima Conferência Missionária, nos dias 9 e 10 de Setembro. Nosso tema este ano será: "Proximidade que vai além da indiferença" e quem estará conosco será o Jay Jackson, um americano que já visitou mais de 100 diferentes povos tribais ao redor do mundo. Fique atento as próximas informações!

ENCONTRO VIVER BEM                                                                                                          

Dia 10/08/17 às 15h00 – No Auditório III

 CURSOS IBP (FORMAÇÃO ESPIRITUAL)                                                                                                            

A IBP oferece uma Jornada de Crescimento Espiritual que respeita seu tempo e maturidade.

3 Etapas para Alcançar a Maturidade em Cristo”

SUMMIT- OUTUBRO/2017

26 a 28 de outubro – Não perca!

Topo