Lições

Gratidão

LIÇÃO DA SEMANA

 

GRATIDÃO

De 04 a 09 de Dezembro

 

 "Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" 1 Tessalonicenses 5.18

Verdade principal

A gratidão é o reconhecimento do amor de Deus por nós. Gratidão é louvor e honra!

 

Introdução

Estamos no fim de mais um ano. E, nestas ocasiões, recordamos todas as coisas que aconteceram, sejam agradáveis ou não. A questão agora não é agradecer por tudo, e sim EM TUDO. Ou seja, não importa a circunstância, damos graças em meio a qualquer situação, ainda que não estejamos entendendo nada. Cremos que há um Deus e Pai que está cuidando de tudo, e, por isso, nosso coração é agradecido. Não haverá murmuração, pois sabemos que o Senhor está conosco e Sua fidelidade não tem fim!

 

Compartilhando sua experiência

Você dá graças em tudo? Como é seu coração nos momentos difíceis?

Você poderia nomear os seus motivos específicos de gratidão?

 

Conteúdo (desenvolvimento)

 

UM POVO QUE NÃO SABIA AGRADECER

Salmo 95.2,7,8 "Saiamos ao seu encontro, com ações de graças, vitoriemo-lo com salmos (...) Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o coração, como em Meribá, como no dia de Massá, no deserto".

O salmo 95 vai lembrar de um episódio de murmuração do povo de Deus (veja Êxodo 17.1-7). A murmuração é "falar mal, resmungar". Números 14.27 "Até quando sofrerei esta má congregação que murmura contra mim? Tenho ouvido as murmurações que os filhos de Israel proferem contra mim". Esta atitude do povo foi determinante na terrível resolução de Deus: "Por isso, jurei na minha ira: não entrarão no meu descanso" (Salmo 95.11).

Aquele povo não entrou na terra da promessa porque não foi grato nos momentos difíceis. Por isso, o apóstolo Paulo nos adverte: 1 Coríntios 10.10 "Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador".

 

UM HOMEM QUE SOUBE AGRADECER

Lucas 17.15,16 "Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano". Esta é a cura dos dez leprosos. Considerados imundos, viviam separados das pessoas. Por isso, eles clamaram a Jesus de longe (v.13). Jesus pede que eles se apresentem ao sacerdote (v.14). Pode parecer uma forma estranha de curá-los, mas Jesus está obedecendo a Levítico 14, quando o leproso, no dia de sua purificação, deveria se apresentar ao sacerdote para examiná-lo. Ou seja, ir ao sacerdote significava crer na cura. Observe: "Aconteceu que, indo eles, foram purificados". Os leprosos creram na cura, pois eles obedeceram ao pedido de Jesus! Dos dez, somente um voltou para agradecer. Jesus perguntou pelos outros que foram curados: "Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?" (Lucas 17.18). AGRADECER É DAR GLÓRIA A DEUS! E havia uma benção ainda maior para aquele que foi grato: "E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou" (v.19).

 

Ministrando uns aos outros

Baseado em Filipenses 1.3-5, dê graças pela vida das pessoas;

Baseado em Efésios 5.20, dê graças por todas as coisas que aconteceram nesta célula e na vida dos irmãos.

 

Evangelismo

Mateus 1.23 "Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)". Jesus não pode ser entendido e recebido somente como o Galileu, nazareno, filho de Maria. Antes e acima de tudo, Ele é Deus conosco! Ele é o Criador de Maria! Veja: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez" (João 1.1-3). O menino de Belém é o Verbo que se fez carne e habitou entre nós! A virgem dar à luz é o mesmo que o Verbo se fazer carne. O homem Jesus é Deus na terra! Por isto, somente Ele é a revelação de Deus (João 1.18) e o caminho para Deus (João 14.6).

 

Por Pr. Robério Alves

 

 

ESPAÇO DO LÍDER

Semana: 04 a 09 dezembro

 

Leitura Sugerida:

Salmo 107

EXALTACÃO

Louvores  sugeridos:

Meu Prazer – Rodrigo Soeiro

  https://www.youtube.com/watch?v=RqdgUF8Fll0

Coração Igual ao Teu – Diante do Trono

  https://www.youtube.com/watch?v=o_thUTYnxGI

OIKÓS

Líder, não esqueça de retirar os folhetos do Oikós no Balcão dos diáconos e levar para sua célula.

Vamos orar pelas pessoas que queremos levar para Jesus!

Adotemos também nas células este programa da igreja.

Musical de Natal

24/12- Venha celebrar conosco, será nos quatro cultos.

Viagem Missionária 2018

05 a 14 de Janeiro / 2018

17 a 26 de Janeiro / 2018

Faça sua inscrição através do site:

http://www.batistadopovo.org.br/PortalIBP/banners/9837-viagem-missionaria-2018

 

Topo