UM SINAL SIMPLES DE UMA CONSAGRAÇÃO PROFUNDA (parte 3)

BUSCAR A RECONCILIAÇÃO

Vigência: De 15 a 20 de Maio

 

 

Texto

Apocalipse 3.19

Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te"

 

Verdade principal 

Ser zeloso é cuidar de tudo o que se relaciona com a pessoa de Deus, com Sua obra e com todos os que estão à nossa volta.

 

Introdução

Vamos  falar de perdão .  No Sermão do Monte, o Senhor Jesus nos ensina como praticar o perdão. Os capítulos 5, 6 e 7 de Mateus apresentam como devemos ser. E a reconciliação é uma amostra do Reino de Deus no meio dos homens.

 

Compartilhando sua experiência 

Você já perdoou, ou deixou de perdoar? Compartilhe o que você já vivenciou nesta área.

Lendo Gênesis 42-45, como você avalia a postura de José em relação aos seus irmãos? O que você faria, se estivesse em seu lugar?

 

 

Conteúdo (desenvolvimento)

 

•    RECONCILIA DEPRESSA...

Mateus 5.23-25 "Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, entrega a tua oferta. Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz, ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão". Ainda que tenha um grande valor "trazer ao altar a oferta", perdoar é mais difícil e tem mais valor. Por isto, a reconciliação vem em primeiro lugar! E a iniciativa não é daquele que tem alguma coisa contra nós, e sim, nossa.

O caminho do ódio é esse:  tristeza pode se transformar em mágoa, depois raiva, e depois em ira e, por fim, em ódio. E foi isto que levou ao primeiro homicídio (1 João 3.15). Por isto temos que reconciliar depressa! O ódio é escravidão! 

 Lembre-se:

-    O PERDÃO NÃO DEPENDE DO OUTRO, DEPENDE DE VOCÊ

-    A RECONCILIAÇÃO É BASEADA NO AMOR

-    VOCÊ DEVE SE ACERTAR, TENDO RAZÃO OU NÃO!

 

•    ...PARA GANHAR SEU IRMÃO!

Mateus 18.15-17 "Se teu irmão pecar contra ti, vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano". Quem percebe que está errado, deve se consertar.  Devemos fazer tudo o que é bom para o outro, como desejaríamos que fizessem para nós. O propósito é ganhar o nosso irmão e não parecer santinho. 

 

Ministrando uns aos outros 

Baseado em Mateus 5.38-48, abençoe os relacionamentos da célula (entre os participantes, com seus pais, amigos e colegas de escola );

Baseado em 1 Coríntios 6.1-11, ore para que as brigas tenham o amor de Deus.

BUSQUE A RECONCILIAÇÃO HOJE!

 

Evangelismo

Colossenses 1.20-22 "e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus. E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis". Jesus, ao morrer por nossos pecados, foi um ato de reconciliação. Nós éramos seus inimigos antes disso (veja Romanos 5.8-10 e 2 Coríntios 5.18,19). 

 

Por: Pr. Robério Alves (adaptado por Cilene Sonzzini)

Topo